Um clássico de Natal, por um antropólogo
Receita de peru nesta época é algo até repetitivo. Não se o autor for um antropólogo: é o caso de Raul Lody, criador dessa original preparação da ave que simboliza a tradição americana desde o século XVII, como celebração das boas colheitas. Comemore também!
Peru natalino
Ingredientes (10 porções):
1 peru de 4 a 5 kg, limpo
20 ml de vinho branco
½ limão cortado em rodelas finas
1 laranja cortada em rodelas finas
sal e pimenta moída
6 ovos médios
3 fatias de pão (tipo rústico, sem casca)
2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola grande picadinha
1 molho de salsa picada
folhas de sálvia
sumo de ½ limão
100g de toucinho
4 colheres de sopa de manteiga;
1 colher de chá de colorau
Modo de preparar:
- Colocar o peru dentro de uma vasilha grande, cobrir até a metade com água e temperar com sal, vinho, laranja e limão. Manter nesta mistura de um dia para o outro, virando-o de vez em quando para amaciar por igual.
- Deixar o pão de molho em água. Aquecer manteiga em uma frigideira e nela fritar cebola até ficar transparente. Acrescentar à fritura o pão espremido e misturar bem até ficar homogêneo. Manter em fogo baixo mais um pouco, para que o pão absorva a cebola e a manteiga.
- Temperar com sal e pimenta, acrescentar ovos batidos, sálvia e salsinha. Manter no fogo até os ovos cozinharem levemente. Retirar e juntar o sumo de limão.
- Escorrer o líquido da marinada e reservá-lo. Rechear o peru com a mistura temperada.
- Em um processador de alimentos, fazer uma pasta com toucinho, manteiga e colorau e distribuí-la por todo o corpo do peru.
- Levar ao forno brando durante três horas e meia ou até assar bem. Durante este tempo, regar a ave de vez em quando com os sucos que se formam na assadeira e, se preciso, com a marinada antes reservada.
- Quando estiver assado, derramar todo o molho sobre o peru, que fica melhor se for servido no dia seguinte.