Páginas
Facebook
Categorias:

Os italianos que nos abandonaram

O inverno de 2009 custou muito caro aos frequentadores de tradicionais restaurantes de Porto Alegre – e não estou falando de contas a pagar. Primeiro foi-se a doce figura do Biaginho que, como nós, há tempos lamentávamos a perda de Chico Spina, seu simpático, irreverente e popular parceiro de sempre no Copacabana. Uma semana depois soube da morte de Fausto Barzi, outra figura importante no contexto da culinária italiana da cidade. Este sempre ficou na zona Sul, desde o Fratello Sole – que ele criou, em um posto de combustíveis do Cristal – até La Serenissima, na Avenida Otto Niemayer, onde prosseguia servindo inimitáveis pizzas, uma saborosa vitela ao forno e massas.

Mais duas semanas e vejo o convite para missa por Giovanni Alianello, divertido e irascível proprietário da Trattoria do Giovanni. Para quem não se incluía entre seus amigos, parecia um tanto rude, falava alto, chegava a intimidar algum cliente menos habitual. Mas foi em seu restaurante que convivi, nas tardes de sextas-feiras, com um grupo de gente alegre, disposta a beber um cálice de vinho, degustar uma caprichada sugestão do dia e conversar sobre negócios, política e futebol, não necessariamente nessa ordem de importância.

São desse tempo as fotos que ilustram este texto. Na primeira estão, em sentido horário, Arthur Dallegrave, um amigo ligado ao mercado de capitais, Victor (falecido, era dono da loja Scotchman), Giovanni, Nery Lima e Romeu Masiero. Certamente estariam chegando Ary Lima – empresário, turfista, criador de cavalos e ex-boxeador –, os queridíssimos Roberto Santini, Antoninho Ávila, Frederico Arnaldo Ballvé e alguns outros integrantes do grupo. Gente que, ao longo de vários anos, confraternizou em torno do Giovanni e de suas tiradas – mesmo após décadas no Brasil, continuava com pesado sotaque e expressões que só ele entendia. Na outra aparecem Giovanni, o saudoso Arthur Dallegrave, este colunista e o ex-governador Jair Soares.

Bons tempos!

Deixe uma resposta para % s