Páginas
Facebook
Categorias:
Orgânicos: um salão só para eles

Orgânicos: um salão só para eles

O Parque de Exposições de Montpellier, na região de Languedoc-Roussillon, encravada na costa mediterrânea francesa, receberá a 18ª edição do Millésime Bio, voltado exclusivamente aos vinhos produzidos a partir de uvas orgânicas. Tudo está programado para acontecer em três dias, 24, 25 e 26 de janeiro de 2011, quando são esperados em torno de 500 expositores do mundo todo e mais de 3 mil visitantes profissionais.

Os estandes serão rigorosamente padronizados, haverá espaços para degustação, conferências sobre o mercado e almoço (tudo orgânico) para jornalistas e compradores. Além da Soirée des Vignerons, um jantar – orgânico, é claro – com acompanhamento e degustação dos vinhos premiados.

A propósito: paralelamente ocorrerá o concurso Challenge Millésime Bio, que premiará os melhores vinhos orgânicos. Na foto está a galeria dos vencedores em 2010, ano em que participaram 491 expositores, produtores e negociantes vindos de África do Sul, Alemanha, Argentina, Egito, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Itália, Portugal, Romênia, Suíça e mais de 2,7 mil visitantes profissionais de 26 países, representando 700 empresas ligadas ao comércio de vinhos. Outras informações: www.millesime-bio.com.

Tudo esclarecido, agora é a vez de o colunista opinar. Penso ser importante, meritória e elogiável a dedicação aos produtos orgânicos, inclusive aos vinhos. Estes poderão eventualmente me interessar por sua qualidade, não apenas por serem orgânicos – isso seria mais um atributo, não um ponto decisivo em alguma escolha que tivesse a fazer. Imagine quantos preciosos rótulos eu descartaria, se me ativesse apenas aos orgânicos, ou se os privilegiasse.

Em síntese: também nesse assunto, não sou xiita. Os vinhos orgânicos são muito bem-vindos, mas jamais serão os únicos em minhas compras nem no meu cálice.

 

Ÿ Com 39.000 ha no sistema de produção orgânica em 2009 (contra 28.000 ha em 2008), o vinhedo orgânico francês registra uma progressão de 39%.

Ÿ O número de propriedades vitícolas aumentou 31% de 2008 a 2009 (respectivamente 2.301 e 3.024). Na liderança, 3 regiões francesas ocupam 2/3 da área dos vinhedos certificados: Languedoc-Roussillon (12.661 ha, +52% em um ano), seguida das regiões Provence-Côte d’Azur (8.981 ha, +35% em um ano) e Aquitaine (5.463 ha, +45% em um ano).

Ÿ Em termos mundiais, a França posiciona-se em segundo lugar, atrás apenas da Itália.

Ÿ Em relação ao consumo, entre 2008 e 2009, o faturamento dos produtos orgânicos cresceu 30% em hipermercados e supermercados e o dos vinhos orgânicos tranqüilos 65 %.

Para mais informações: www.millesime-bio.com

millesime_bio

Deixe uma resposta para % s