Páginas
Facebook
Categorias:
Nos tempos da Confraria Bon Gourmet

Nos tempos da Confraria Bon Gourmet

Ela foi criada em 1976, reunia-se em espaço exclusivo no Plaza São Rafael e, a cada reunião mensal, dois confrades se encarregavam do menu. Perdurou por décadas e navegou simultaneamente à seção Homem na Cozinha, que criei ainda ao tempo de Zero Hora e que acabou revelando bons cozinheiros amadores. Naquela época, aqui no Rio Grande os cavalheiros se limitavam a assar churrasco e o espírito da seção, que sigo publicando no Jornal do Comércio, antecipou o surgimento de outras confrarias, programas de tevê, livros e publicações especializadas.

No quadro da época, a Bon Gourmet era uma exceção. Tanto que, aos completar seus 20 anos, deu vida a um luxuoso livro de receitas, que tive o prazer de organizar e editar, com participação de quase todos os 25 confrades.

LE BON GOURMET
Essa imagem é do final dos anos 1990: a partir da esquerda, Ferruccio de Rose, Carlos Bastos Ribeiro e outro convidado que não pude identificar, este colunista (de barba e camisa vermelha), Roberto Jardim Cabral (depois consagrado em São Paulo como Bob Garden) e Victorio Gheno. O saudoso Flavio Alcaraz Gomes, autor da paella então degustada, como de hábito já ligara seu piloto automático, deixando a finalização para este escriba. E o Uda, também confrade, não aparece porque estava clicando a foto. Os demais esperavam a vez de servirem-se.
Ainda hoje a Confraria Bon Gourmet existe firme e forte, como me conta Newton Kalil. Mas me permitam sentir saudades daqueles tempos – e dos amigos, que alguns já se foram.

Deixe uma resposta para % s