Páginas
Facebook
Categorias:

Extravagâncias urgentes

Mais uma semana de treinos, sábado o jogo contra o Cruzeiro, uma nova oportunidade de o Grêmio demonstrar um pouco do futebol que exige, por exemplo, a Libertadores, seu maior desafio. Menos mal que ainda estamos a dois meses da estreia gremista em competições de mais peso. Mas é no Gauchão que o time precisa testar seu potencial. Todo o gremista sabe da necessidade de reforços e de manter o equilíbrio do caixa tricolor. O que não se pode é desperdiçar esse tempo de preparação.

Uma boa, outra má

A má notícia é que o Juventude perdeu por 4 a 1 no Gauchão. A boa é que o autor da façanha foi o Novo Hamburgo, hoje líder absoluto do campeonato com 100% de aproveitamento. Não sei até quando vai nesse embalo, mas para quem, como o colunista, torce por uma terceira força no futebol gaúcho, o ano começa bem. Menos para nossos representantes na série B: Inter, Xavante e Ju estão fora de lugar, todos a um ou dois pontos da zona de rebaixamento.

Um bom reforço para 2018

William Potker tem interessante retrospecto em clubes de São Paulo, vai ajudar o Inter na série B. Mas só. Na Copa do Brasil ele já jogou pela Ponte, razão que levou o Corinthians a desistir de pagar R$ 7 milhões por 50% de seus direitos. Como essa é a competição mais importante do ano para os colorados – já que não voltar à série A é algo impensável –, seria de se questionar a lógica da contratação. Com a bola que está jogando, dá para passar hoje pelo Oeste, talvez nos pênaltis. Depois, adversários menos frágeis irão exigir do Inter o futebol que o time não tem. O risco é grande.

Brasil do futuro

Pior do que o futebol da seleção sub-20, quinta colocada nas eliminatórias do mundial, foi a drástica atitude adotada por Del Nero: demitiu Rogério Micale, técnico que há meio ano levou o Brasil a seu primeiro título olímpico e que tem contrato até 2020. Não sei o que o presidente da CBF pensa – talvez, em primeiro lugar, escapar da Interpol –, mas a falta de estabilidade no cargo é inimiga de um trabalho produtivo. Não é fácil achar alguém com o perfil adequado a comandar jovens, que seja conhecedor das melhores promessas do nosso futebol.

Pitacos

Por que o São Paulo liberou facilmente Maicon ao Grêmio? Por um desabafo pós-jogo, contestando agressivamente vaias da torcida sampaulina, que contra ele eram sistemáticas e injustas. *** Bonito: Coritiba e Atlético-PR peitaram sua federação e o clássico não aconteceu. Claro que o R$ 1 milhão oferecido pela Globo é nada, mas lembro que, ano passado, o Furacão usou reservas o campeonato inteiro. *** E o Princesa do Solimões dando trabalho ao Inter, que no primeiro tempo precisou do apito para segurar o empate? Sofrível, não? Algo pior ainda esperará os colorados em 2017?

Deixe uma resposta para % s