Páginas
Facebook
Categorias:
Charque desfiado à mineira

Charque desfiado à mineira

Esta história começa nos anos 1970, quando o mineiro Pedro de Lemos trouxe para Porto Alegre a ideia do forno de pedra, alimentado a lenha, para assar pizzas. Demorou um pouco, mas em seguida conquistou o público, com uma casa nos altos da Protásio Alves. Logo abriu filial em outra avenida – Carlos Gomes –, mais duas na Rua Cidreira (zona Sul) e na Rua Álvares Machado 100, quase ao lado da matriz.

Com o sucesso, lançou o calzone, depois um vatapá estilizado, até atrever-se a utilizar o charque gaúcho, mas não para fazer carreteiro. Muito melhor: criou seu charque à mineira, que se tornou prato predileto deste colunista, em plena pizzaria. Quando se aposentou os filhos não quiseram continuar com os negócios no Rio Grande, Pedro de Lemos foi viver em Londrina e nós ficamos órfãos de sua simpatia e da original receita.

Avaliem a surpresa do colunista ao receber, mês passado, um convite para degustar charque à mineira na companhia de seu criador, que visitava Porto Alegre. Pois ele aproveitou o reencontro com um conterrâneo, aqui estabelecido há 31 anos, para ensinar-lhe a receita e autorizar sua inclusão no cardápio. Resultado: a iguaria está novamente disponível na cidade, servida com arroz branco, feijão preto e uma saladinha (detalhe), tudo por módicos R$ 9,50.

O reencontro aconteceu na Casa do Pão de Queijo, onde ainda consegui fazer fotos antes de mergulhar o garfo e sofregamente dar conta de toda a porção. É quase idêntica à receita original (era servida com tutu de feijão), utiliza charque de primeira, sem gorduras, cuidadosamente desfiado, ovo, tomate, cebola, temperos, uma delícia.

Pode-se encomendar por telefone e receber em casa, ou degustar lá mesmo, das 12h às 15h, em ambiente informal e agradável, como uma das opções do concorrido e muito acessível almoço da casa, que abre de segundas a sextas-feiras, das 9h às 19h. Av. Cristóvão Colombo 2091, tel. 3222-4000.

charque-cpm

salada-casa_do_pao_de_queijo_-cpm

Deixe uma resposta para % s