Uma sugestão do Brasil Sabor
Desde 1997, no último domingo de julho, a cidade de Boa Esperança, localizada no Paraná, realiza uma festa popular voltada às tradições de sua gente. É quando os visitantes têm ocasião de experimentar o prato mais típico do município, colonizado por famílias vindas de Minas Gerais, que com elas trouxeram a receita de “Vaca Atolada”. Foi nela que o chef Dyogo Prado, professor do Centro Europeu, uma respeitada escola de gastronomia de Curitiba, inspirou-se para criar essa releitura da famosa iguaria, detalhada cuidadosamente a seguir. Ela integra o elenco paranaense do Brasil Sabor, festival organizado pela Abrasel, que se desenvolve simultaneamente em vários estados até dia 29 de maio – aqui em Porto Alegre há 18 estabelecimentos inscritos.
_________________________________________________
Releitura da Vaca Atolada
Ingredientes (quatro pessoas):
2kg de costela bovina
sal e pimenta
2 cebolas
100g de manteiga
500g de músculo
1 cebola
1 cenoura
1 talo de salsão
1 alho poró
300g de mandioca branca
300g de batata Asterix (casca roxa)
50g de manteiga
1 banana da terra verde
Modo de preparar:
Em uma panela, preferencialmente de ferro, dourar o músculo cortado em cubos de três centímetros. Adicionar três litros de água, cebola, cenoura, salsão e alho poró cortados em dados pequenos. Cozinhar em fogo baixo por 90 minutos e reservar o caldo formado.
Temperar a costela com sal, pimenta e levá-la ao fogo em uma caçarola até dourar. Acrescentar o caldo fervente e cozinhar por aproximadamente duas horas, ou até que fique macia a ponto de desfiar facilmente.
Retirar apenas a costela, desfiar cuidadosamente, separando somente a carne e desprezando a gordura.
Aquecer a manteiga em uma frigideira, juntar as cebolas cortadas em tiras e manter em fogo baixo até caramelizar. Misturar a costela já desfiada e reservar.
Remover totalmente a gordura da panela em que foi cozida a costela e levar ao fogo somente com o caldo, até reduzir e encorpar. Se for necessário, utilizar um pouco de amido de milho diluído em vinho tinto para engrossar o caldo. Temperar com sal e pimenta e reservar.
Cozinhar batata e mandioca até estarem ao ponto de purê. Espremer, misturar a manteiga e temperar com sal e pimenta. Levar essa massa a fritar em uma frigideira pequena com manteiga, para formar blinis.
Cortar a banana da terra em lâminas de 0,5cm, fritar e temperar com sal.
Fazer um espelho com o molho no centro de cada prato, distribuir os blinis, carne desfiada e decorar as quatro porções lâminas de banana. Servir imediatamente.