Uma paella gaúcha para fazer em casa
Nossas façanhas no fogão
Mesmo que o Rio Grande não viva exatamente uma fase de exaltar “nossas façanhas”, impossível não se entusiasmar com o orgulho que transborda das comemorações da Semana Farroupilha. Nesse embalo, enquanto o pessoal aguenta o tempo feio no acampamento, o melhor seria tirar o poncho e preparar, em casa, essa criação de Dilto Nunes, convocado para executar o almoço de segunda-feira no Parque da Harmonia. Ele contou com a ajuda da filha – e, dizem, sua sucessora – Neca, além dos aplausos de todos os presentes, inclusive do prefeito Fortunati, que está com ambos na foto. Eis a receita, uma compilação do que havia de melhor em 17 “paellas gaúchas” que o autor já provou.
Prenda Minha
Ingredientes (10 porções):
250 g de lombo de porco
250 g de peito de frango
150 g de linguiça calabresa
200 g de charque dessalgado
200 g de carne de cordeiro
500 g de arroz parbolizado
150 g de coração de frango
100g de azeitonas verdes e pretas
500 g. de suco de tomate
500 g seleta legumes.
3 pimentões em tiras nas cores da bandeira
3 ovos cozidos
azeite de oliva
cebola e alho picados
salsa, louro, orégano, alecrim e pimenta calabresa
açafrão, coentro, pimenta dedo de dama.
- Em uma frigideira, aquecer azeite e passar tiras de pimentão (um verde, um vermelho e um amarelo), assim como algumas fatias de linguiça, corações, dentes de alho e louro. Reservar para a decoração, com salsa, azeitonas, ovos e um pouco da seleta de legumes.
- Em outra frigideira, com azeite, louro e dentes de alho, fritar separadamente as carnes, todas cortadas em cubos: de porco, frango e ovelha, corações, charque, linguiça, a carne de cordeiro, tudo cortado em cubos. Reservar em vasilhas separadas.
- Aquecer azeite em uma paellera – se não tiver, pode-se improvisar com uma frigideira bem larga –, dourar cebola e alho picados, com folhas de louro. Acrescentar carnes de porco, ovelha, frango, charque e linguiça. Refogar um pouco, adicionar molho de tomate e deixar ferver.
- Temperar com os demais ingredientes (o açafrão pode ser dissolvido em suco de limão), juntar o restante dos pimentões picados, arroz, legumes, azeitonas cogumelos.
- Cobrir tudo com água fervente, acertar o sal e espargir o suco de meio limão.
- Cozinhar com a tampa fechada, em fogo brando, por 20 minutos ou até que o arroz esteja cozido. Colocar por cima os ingredientes reservados para decoração, regar com azeite de oliva e tampar novamente a paellera, mantendo mais dois minutos em fogo brando. Desligar o fogo e esperar dez minutos para servir.