Sugestão para um inverno gelado
Ora, é o nosso inverno, gélido, úmido, fazer o quê? Afora usufruir tardes ensolaradas que às vezes acontecem, é à mesa que melhor reagimos aos castigos dessa estação. A maioria dos bufês hoje em dia atende reivindicação tão óbvia como antiga deste colunista: têm sempre pelo menos uma sopa ou creme. Em casa, a salvação pode ser nó de pinho na lareira – e uma das receitas desta semana
Enviada por Isabela
Ingredientes (10 porções):
1kg de peito de frango com ossos
2 cebolas cortadas ao meio
1 cenoura
1 folha de louro
sal e pimenta-do-reino preta moída na hora
3 colheres (sopa) de azeite
2 cebolas picadas
8 dentes de alho picados
4 cenouras em cubos pequenos
2 batatas grandes em cubos pequenos
1 folha de louro
folhas de 3 ramos de alecrim picadas
folhas de 3 ramos de tomilho
folhas de 3 galhos de manjericão picadas
250g de massa tipo boca de leão
200 g de nata
raspas de 1 limão siciliano
Modo de preparar:
1. Remover carne dos peitos de frango, cortar em cubos pequenos, reservar separadamente.
2. Em uma panela, colocar carcaças de frango, cebolas, cenoura, louro e cobrir com água. Levar ao fogo alto até abrir fervura. Abaixar o fogo, ferver por 15 minutos. Desligar o fogo, coar e reservar.
3. Temperar peito de frango com sal e pimenta. Aquecer azeite em uma panela e nela refogar a carne em fogo alto. Abaixar o fogo, adicionar cebola, alho, cenoura e refogar até que a cebola fique macia.
4. Juntar batata, ervas e o caldo reservado, mexer e deixar ferver por cinco minutos. Adicione a massa, completar com um pouco mais de água fervente e cozinhar até que esteja al dente.
5. Caso o caldo tenha secado muito, acrescentar um pouco mais de água quente. Juntar a nata aos poucos, misturar para que fique homogêneo. Polvilhar raspas de limão e servir imediatamente.