Páginas
Facebook
Categorias:
Sua excelência o cordeiro

Sua excelência o cordeiro

Desde garoto, pelo menos durante algumas semanas a cada ano, me acostumei às lides campeiras. Naquele tempo criavam-se quase exclusivamente bovinos para corte, era uma carne valorizada, tinha boa demanda. Ovinos serviam apenas para extração de lã e para o abate diário, que alimentava os moradores e empregados da fazenda. Esse sistema nem sempre era bem-vindo: Corriedale e Merino Australiano imperavam entre os criadores, forneciam excelente matéria-prima para vestuário e afins, mas a carne dos borregos tinha gordura em excesso, até mesmo para assar em fogo de chão.

O tempo, a genética, a modernidade e o mercado acabaram com isso: hoje as carnes daquelas e de outras raças ovinas são exibidas em elegantes butiques especializadas. Montam-se atraentes vitrines com paleta, picanha, pernil, espinhaço lombo e outros cortes, com especial atenção para a tenra e saborosa carne de cordeiro. Imagino que visitas de brasileiros à França – que sempre a valorizou –, ou de célebres chefs franceses a São Paulo e Rio tenham ajudado a desencadear essa reviravolta cultural e a alçar a carne ovina ao patamar que merece.

A receita da foto está arquivada na seção Homem na Cozinha e integra o menu de O Ferreiro, restaurante de Caxias do Sul (Rua Alexandre De Antoni 2381). Perceba como é tentadora, passa uma clara ideia dessa que é uma das sugestões mais pedidas no restaurante. Com a disponibilidade de excelentes carnes ovinas que temos hoje, será um sucesso também em sua casa.

cordeiro01

Deixe uma resposta para % s