Páginas
Facebook
Categorias:
TRÊS PERGUNTAS PARA

TRÊS PERGUNTAS PARA

Rubem Kunz – Vinícola Rua do Urtigão

1. Como um médico cardiologista passa a produzir vinhos?

Sempre fui apreciador e tinha meu interesse despertado por bons rótulos que ia experimentando. Em 2015 ousei fazer minha primeira colheita e fermentação. Um amigo me cedeu a desengaçadeira e o espaço para as primeiras barricas, em propriedade que fica na Rua do Urtigão, em Araricá. Ali vinifiquei, em branco, uvas Bordô e me apaixonei pelo processo.

Rua do Urtigão

2. E como evoluiu até o estágio atual?

Bem, no segundo ano fiz rosados de Cabernet Sauvignon e Merlot, mas os resultados não me agradaram. Então, em 2016, parti em busca de ajuda técnica e já no ano seguinte passei a vinificar com leveduras nativas e reduzi fortemente a dose de metabissulfito. Veio a safra de 2019, com uvas de parceiros de Piratini, Pinheiro Machado, Encruzilhada do Sul, Monte Belo do Sul, Vacaria e finalmente atingi a qualidade desejada.

3. Quais os resultados?

Vinhos de mínima intervenção, como o Sophia e o Arya (foto), produzidos na vinícola instalada no quintal de minha casa, em Taquara. A fermentação ocorre somente por leveduras nativas do parreiral, sem qualquer aditivo químico na vinificação. A meta de 2022 é engarrafar 4 mil unidades e atender clientes de renomados restaurantes – um bom exemplo é o da chef Manu Buffara, em Curitiba, consagrado no Guia Michelin. Também Oteque e Aprazível, no Rio e Oh, Suzana, aqui em Taquara.

Rua do Urtigão 2

Deixe uma resposta para % s