Paella Marinera de Don Flavio Alcaraz
A par das qualidades profissionais tão enaltecidas ao longo da semana em que nos deixou, Flavio Alcaraz Gomes tinha um talento extra, conhecido apenas por seus familiares e amigos mais próximos. E claro, por seus colegas da Confraria Le Bon Gourmet, que ambos integramos, ao longo do período em que ela se reuniu no Plaza São Rafael. Todos ansiavam pelo mês em que Flavio seria escalado para cozinhar – e não abriam mão de que apresentasse sua tão famosa paella marinera.
Após três ou quatro anos, provocativamente cognominei-o “O Homem de um Prato Só”. Ele ficou brabo e avisou que mudaria seu menu habitual. Foi o bastante para os demais colegas iniciarem o linchamento deste colunista, que justo a tempo de ser transformado em paella, suplicou ao Flavio para que continuasse preparando a sua. É essa receita a seguir, originalmente publicada no livro “Receitas da Confraria”, que organizei e editei em 1995.
__________________________________________________________
Paella Marinera
Ingredientes (12 porções):
8 cabeças de alho
300ml de azeite
800g de arroz
800g de polvo
800g de lula
800g de mexilhões
800g de filé de congro ou garoupa
800g de camarões médios com cascas
800g de caudas de lagosta
8 pimentões vermelhos
600g de ervilhas verdes
10g de açafrão
Modo de preparar:
Lavar muito bem os frutos do mar.
Aquecer azeite em uma paellera e fritar, pela ordem, alho, polvo e lulas.
Acrescentar arroz, sem lavar, mexendo até fritar.
Adicionar mexilhões, mexer até que as conchas se abram e nelas penetre o arroz.
Dissolver açafrão em água quente suficiente para cobrir o conteúdo da paellera. Quando entrar em ebulição, juntar as ervilhas e o filé de peixe.
Cortar cada pimentão em quatro partes, no sentido do comprimento. Remover sementes e usar as fatias para decorar a paella, com lagostas e camarões.
Manter em fogo forte até secar. Deixar repousando por 10 minutos e servir com Tabasco (molho de pimenta) e azeite extra-virgem à vontade.