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Overbooking nos bufês

Almoço lá com regularidade em domingos, eis que os bufês são excelentes, o estacionamento é coberto, os elevadores são rápidos e – fundamental – o restaurante aceita reservas. Dia 21 passado ocorreu um movimento incomum, sei lá por quê. Os carros ficaram em um pavimento diferente do habitual, este completamente ocupado. Lá em cima, uma longa fila de espera serpenteava pelo corredor, até mesmo um salão auxiliar estava tomado. Maus prenúncios…

Pela primeira vez almoçamos mal no Chef Lúcio, da Sociedade Germânia. A reposição dos bufês simplesmente não acontecia, percebiam-se improvisações em um ou outro réchaud, na desfalcada mesa de entradas o azeite terminou quando chegamos (13h) e não foi reposto até sairmos. Garçons eram avistados à distância, correndo como baratas tontas, equivocando-se ao trazerem bebidas. À nossa mesa, um casal de Curitiba achou estranho tê-lo convidado para almoçar ali, apesar da linda vista e do bem frequentado ambiente.

A conta foi apresentada como sendo R$ 483,00 e estava correta, mas foram debitados somente R$ 183,00 no cartão. Lutamos para conseguir alguém que voltasse à mesa e nos cobrasse os R$ 300,00 faltantes. Foi também ocasião de questionar o maître sobre o que ocorria. “Tínhamos 100 reservas, apareceram 200 pessoas”, explicou. Ante meu olhar de interrogação, completou: “Não iríamos mandar gente embora”.

Ah, bom. Ainda bem que ele não pilota um avião, se não colocaria gente em pé até Nova York. Penso que a capacidade de um restaurante pode rodar duas, até três vezes, é apenas uma questão de horário da casa e paciência de quem espera. O que interessa é a capacidade da cozinha e da equipe de atendimento. Isso tem limite e, no caso, ele foi claramente vencido.

Se for para atender mal, acho preferível explicar que a casa lotou, que a espera será de duas horas até cozinharem o suficiente para repor tantas vezes os bufês. Ou simplesmente explicar: lamentamos, voltem outro dia, façam reservas. Querer servir para 200 pessoas o que foi preparado para 120, isso sim é indelicado e desgasta a imagem de um ótimo restaurante.

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