Os 160 anos do velho Jack
Há quem imagine Jack Daniel apenas como uma marca, aliás, famosa em todo o mundo. Mas o homem existiu sim, criou o Tennessee Whiskey que batizou com seu nome e, se estivesse vivo, estaria comemorando 160 anos. Já o Jack Daniel’s que os bons bebedores conhecem, esse completou em outubro seus 130 anos. Uma garrafa especial com o selo Old Nº7 (foto), em edição limitada, marca os festejos, vendida ao preço (sugerido) de R$ 117,00.
A história do Jack Daniel´s inicia-se em 1866, na pequena cidade de Lynchburg, Tennessee. Nesse ano Mr. Jasper Newton Daniel inaugurou a primeira destilaria dos Estados Unidos, na qual começou a produzir o whiskey que hoje está presente em 130 países. Ele é resultado de um longo processo artesanal, que ao final lhe confere as características de suavidade tão apreciadas pelos consumidores.
Um de seus grandes admiradores era o jornalista Francisco Zaiter Reis, gaúcho que ultimamente estava radicado em Nova Iorque. Aqui como lá, quando o trabalho exigia demais, Xico permitia-se uma pausa ao final da jornada, muitas vezes estendida até a madrugada. “É hora do Jack, para colocar tudo em seu lugar”, explicava. Manhã seguinte, bem cedinho, já estava acomodado no trem expresso para New Hampshire, fazendo suas anotações, preparando a cobertura das eleições primárias naquele estado.
Tudo estava em seu lugar – graças a uma milagrosa dose do Jack.