O cozinheiro gaudério
Todo mundo invejava o Jarbas: “Aquele ali passa muito bem em casa”, comentavam. Claro, sua esposa chama-se Maria Teresa Schaan Pessano, culinarista de nomeada, professora de muita gente boa e autora de inesquecíveis receitas, publicadas em livros e no jornal em que ambos escrevíamos. O que poucos sabiam – entre eles, este colunista, que arranjou-lhe o apodo “o cozinheiro gaudério”– é que Jarbas Duarte Pessano maneja com destreza não somente os espetos, mas também panelas e caçarolas. E delas extrai especialmente pratos campeiros, recriações da pouco valorizada (fora dos CTGs) culinária gaúcha e de outra especialidade sua, os peixes.
Pois chegou a ocasião de todos conhecerem seu talento:na próxima sexta-feira ele recebe convidados para o lançamento de seu livro Da Língua ao Rabo, do Pintado ao Surubi (Editora Rígel); dia 30, às 19h30min, estará autografando na Feira do Livro e dia 29 de novembro, às 19h, no Hotel Serrano, em Gramado. Para que os leitores tenham uma amostra do que será o livro, escolhi a receita seguir.
_______________________________________________________
Rabada com aipim
Ingredientes (cinco porções):
2 kg de rabada em pedaços
2 colheres (sopa) rasas de sal
5 dentes de alho picados
½ colher de (sopa) rasa de pimenta do reino moída
1 xícara de vinho branco seco
½ xícara de óleo para dourar a carne
½ xícara de azeite de oliva para o refogado
3 folhas de louro
3 cebolas médias picadas(400g)
3 tomates gaúchos picados(700g)
½ pimentão verde grande picado
1 pimenta vermelha dedo de dama picada
½ kg de aipim descascado, em pedaços
2 colheres (sopa) de catchup
água fervente
Modo de preparar:
- Limpar os pedaços da rabada, retirando o sebo. Colocar a carne em uma tigela e esfregar nela uma mistura de sal, alho picado e pimenta
do reino. Regar com o vinho branco seco e deixar neste tempero por 30 minutos.
- Aquecer óleo em uma panela grossa, preferencialmente de ferro e nela dourar a carne de todos os lados. Reservar .
- Refogar cebola com folhas de louro em azeite de oliva, acrescentar pimentão picado, mexer por dois minutos, juntar tomates e tampar a panela. Manter cozinhando por cinco minutos.
- Adicionar os pedaços de carne, a vinha d’alho reservada, catchup, pimenta vermelha picada e cobrir com água fervente. Cozer com a panela tampada, mexendo regularmente.
- Quando começar a secar, derramar aos poucos mais água fervente (duas xícaras), tampar a panela e mexer vez ou outra.
- Após aproximadamente 90 minutos, juntar aipim e continuar o cozimento, até que carne e aipim estejam macios. Sempre que necessário, acrescentar mais um pouco de água fervente.
- Revisar temperos e servir bem quente.