Navegando por rios e vinhos europeus
Passear pelo Sena de barco, de dia ou à noite, permite um novo e fascinante olhar sobre Paris. Pura verdade. Pode até parecer coisa de turista de primeira viagem, mas não: pessoalmente, precisei ir meia dúzia de vezes à capital francesa até me submeter ao tour, que depois passei a recomendar a todos. Pois imagine um roteiro que inclua, além do visual da cidade, a degustação de calvados, sidras e champanhes – melhor ainda, não?
Essa é a mais óbvia, mas há outras possibilidades de navegar por famosos, úteis e românticos (quem sabe no dia dos namorados de 2016?) rios europeus, com o foco voltado aos vinhedos e vinhos das regiões por onde se passa. Isso vale para as viagens pelo Ródano, que desfila por regiões como Châteauneuf-du-Pape, Beaujolais (foto maior) e Côtes du Rhône, com direito a visitar adegas, conversar com produtores e provar safras premiadas. A bordo (detalhe), ocorrem palestras de especialistas sobre vinhos.
Há outras tentadoras possibilidades, em diferentes épocas do ano. Navegando pelo Danúbio, os destaque para os vinhos brancos do Vale do Wachau, na Áustria, além de aguardentes e licores de damasco. O Vale do Reno, além das muitas vinícolas e seus célebres brancos, tem os campos de cultivo mais íngremes do mundo. Os Rieslings são degustados em vinícolas alemãs e, mais ao norte, a Alsácia deslumbra com pequenas comunidades que parecem ser parte de contos de fadas.
A AmaWaterways tem todas as informações: (11) 3285-4437 ou info@velle.com.br.