Monica Rossetti
Engajada desde o início no projeto da vinícola e hoje sua principal enóloga, Monica tem formação superior em Enologia no Brasil e especialização naItália, país onde há cinco anos presta consultoria técnica para importantesvinícolas. Ela desenvolveu um método de viticultura e enologia de precisãochamado animavitis e, apesar de sua juventude, já contabiliza oacompanhamento de 25 safras entre os dois hemisférios.
Somente na Lidio Carraro coordena a produção de 360 toneladas de uvas em 42 hectares de vinhedos próprios, com as quais são elaboradas 300 mil garrafas de vinhos finos – será o dobro até 2014, em função da Copa. Essa linhaespecífica – de nome Faces – levará a marca além das categorizadas lojas e restaurantes habituais: também estaráem supermercados Premium do Brasil e do Exterior.
- A Lidio Carraro pretende permanecer uma vinícola boutique ou já cresceu demais para isso?
O conceito de boutique para nós é mais amplo do que os números, tem a ver com cuidados desde a implantação dovinhedo até a apresentação do produto ao mercado. Todo o processo de criação do vinho é diferenciado, cada umtem seu projeto específico. O crescimento em volume previsto para 2014 não compromete a qualidade, pois ébaseado na produção própria das uvas. O vinho da Copa segue o mesmo conceito, será o melhor que se pode fazer.
- Quais as características principais de seus vinhos, eles são bons de guarda?
Nosso foco é mantido exclusivamente em vinhos Premium e Top Premium. Concentramos esforços para obter umamatéria prima de excelência, conduzimos o processo com a mínima interferência e o máximo respeito à expressãonatural da uva e a seu território de origem e optamos por não usar madeira durante o processo de maturação. Todosos vinhos da linha Top Premium são considerados de guarda, já que somente chegam ao consumidor após ummínimo de três a quatro anos depois do engarrafamento. Em geral, eles têm potencial de guarda superior a 10 anos.
- Como se insere a LC no mercado brasileiro de vinhos?
A Lidio Carraro ainda está desenvolvendo sua estrutura comercial, mas está presente em lojas especializadas e nos melhores restaurantes do Brasil. Já o projeto Faces, lançado através do Vinho da Copa 2014, abrange também os principais supermercados Premium.