Mais um apreciador de nossos espumantes
Para quem ainda põe em dúvida a qualidade dos espumantes gaúchos, elesganharam mais um admirador: o jornalista e crítico de vinhos chilenoPatricio Tapia. Ele passou vários dias no Vale dos Vinhedos e de suasdegustações conclui: “É provável que os espumantes brasileiros aindasejam desconhecidos pelo mundo, o que é uma pena, aqui estão alguns dosmelhores da América do Sul”.
O elogio soa um pouco vago, hesitante (da América do Sul? Só?), mas Tapia degustou mais de uma centena deespumantes nacionais e considera que “houve um avanço impressionante em muito pouco tempo”. Ele é sincero aoafirmar que “os espumantes são muito superiores aos vinhos tranquilos”, se empolga com “a gastronomia, apaisagem exuberante e dramática” da Serra Gaúcha.
O jornalista edita o guia Descorchados desde 1999, avaliando vinhos argentinos, chilenos e uruguaios. E anunciaque, pela primeira vez, incluirá uma seleção de espumantes brasileiros. A publicação circula em oito países:Estados Unidos, Canadá, México, China, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil.