Magret à brasileira
Já que as ceias não deverão reunir muitos familiares, quem sabe inovar e, ao invés de robustas aves como o peru, servir magret na versão criada para a Tramontina? Não é difícil e o resultado é animador. Só é preciso cuidar do ponto: a carne deve ficar apenas rosada por dentro e dourada por fora.
_____________________________________________________
Peito de pato ao molho de laranja
Ingredientes:
2 peitos de pato
1 ramo de alecrim picado fino
sal e pimenta do reino moída na hora
200ml de suco de laranja
100ml de caldo de legumes
1 colher (sopa) de açúcar refinado
Modo de preparar:
1. Limpar os peitos de pato, deixando as peles. Fazer riscos bem leves com a faca, para entrar o tempero. Repetir os riscos no sentido oposto, criando quadradinhos superficiais na pele. Temperar com sal, pimenta, alecrim e reservar.
2. Aquecer uma frigideira em fogo alto, colocar os peitos com as peles viradas para baixo. Deixar soltarem a gordura e grelhar por dois ou três minutos. Quando a pele estiver dourada, virar e deixar mais um ou dois minutos sem passar do ponto. Retirar e reservar.
3. Na mesma frigideira, juntar caldo de legumes, suco de laranja e deixar ferver. Adicionar açúcar e reduzir pela metade, engrossando e encorpando o molho. Para ficar ainda mais cremoso, pode-se adicionar uma colher (sopa) de creme de leite fresco.
4. Fatiar os peitos e servir com o molho quente por cima.