Haddock na versão do Lorita
É muito justamente um dos mais valorizados peixes de nossos oceanos. Vive em águas gélidas e normalmente chega defumado aqui aos trópicos – desculpe, esqueci que estamos em pleno inverno -, após a longa viagem desde o Atlântico Norte, onde costuma ser capturado. Belas porções de haddock têm sido vistas no Lorita, transformadas pelas mãos da equipe de Roberta Horn Gomes, restauratrice e criadora de quase todas as receitas que vicejam no menu de seu restaurante.
Esta é uma delas, lançada recentemente com 11 outras novas sugestões, entre elas três ceviches, linguado ao cupuaçu sobre bobó de camarões, picanha de cordeiro ao molho de cebolas, ovos com foie gras, caldos e veloutés. Novas sobremesas também foram incorporadas ao cotidiano do Lorita, como mousse de amoras, sorvete de alecrim com damascos e chocolate amargo, zabaione com lemoncello e ameixas.
Mas duvido que alguma dessas novidades supere o haddock que degustei lá há três semanas. O bonito filé vinha lambuzado em delicado molho bechamel, repousava sobre tenras batatinhas, escoltado por cuscuz crocante. Pode ser apenas admirado na imagem que amavelmente repasso aos leitores, ou degustado em um dos charmosos ambientes do Lorita, ao preço de R$ 58,00.
E tenho dito. Rua Castro Alves, 678, tel. (51) 3264-6000.