Gaúchos no ranking
Essa simpática figura que aparece na foto é Adam Strum, fundador, presidente e editor da revista Wine Enthusiast, publicada nos Estados Unidos. Ao longo de três dias e duas noites ele esteve refugiado em solo gaúcho, inteiramente dedicado a conhecer e degustar vinhos aqui produzidos. Sua impressão foi positiva, a ponto de anunciar que Michael Schachner, responsável pela avaliação de vinhos sul-americanos, virá ao Brasil para degustar e incluir nossos rótulos nas tabelas de pontuação da revista. Ponto para o Brasil.
Julgo que não existam verdades absolutas no mundo dos vinhos, nem aquele rótulo infalível, imune a um mau ano. Essas pontuações funcionam apenas como mais uma referência e não se deve consentir que ultrapassem esse limite, sob pena de criar-se uma negativa robotização dos consumidores. Quando um crítico como Robert Parker atribui mais de 90 pontos a um rótulo, provavelmente não estaremos frente a um vinho ruim. O inverso também não acontecerá necessariamente – pode um vinho receber uma pontuação indigna e ser um sucesso de vendas, por que não?
O que realmente interessa é agradar ao consumidor, seja ele um expert ou um iniciante. Mesmo que este precise amanhecer com uma insuportável ressaca para entender um pouco mais, esse aprendizado, com o tempo, o conduzirá a melhores escolhas. Se o cara gostar de vinhos doces, eufemisticamente chamados suaves, tudo bem, esse pode ser um áspero caminho para ingressar em um novo e prazeroso mundo.
De volta a Adam Strum: há 20 anos, ele foi o primeiro jornalista americano a visitar o Chile, pioneirismo que repetiu há 15 anos, quando esteve em Mendoza. Embora somente agora ela ocorra, sua vinda ao Brasil o surpreendeu positivamente, como se pode constatar na seção Três Perguntas.