Páginas
Facebook
Categorias:
Garantia de origem

Garantia de origem

Esse grupo de cavalheiros reunidos quinta-feira passada em Pinto Bandeira, ainda um distrito de Bento Gonçalves, esbanja formalidade na foto (ao centro dela está Alem Guerra, que preside a Aurora). Mas a verdadeira mensagem que interiormente transmitem é a que dá título a este texto: eles produzem vinhos, que em seguida começarão a percorrer o mundo com uma clara denominação de origem – e certamente, têm muito orgulho disso.

A Indicação de Procedência que passa a identificar vinhos de Pinto Bandeira aplica normas da legislação atinente à propriedade industrial. O certificado foi conquista de uma união de esforços de diversas entidades, especialmente da Asprovinho, que congrega os produtores da região: Aurora (Centro Tecnológico), Don Giovanni, Geisse, Pompéia, Terraças e Valmarino.

Para começar, cinco rótulos terão o selo: os espumantes Brut Don Giovanni safra 2008, Brut Cave Geisse 2008 e Brut Valmarino 2009; os tintos  Cabernet Franc Valmarino 2008 e o Merlot Valmarino 2009.   O enólogo Luciano Vian, presidente da Asprovinho, enfatiza “o minucioso trabalho de identificação das particularidades da região, do solo ao clima, elementos que determinam características e tipicidade dos vinhos”. Ressalta a importância do selo “como elemento certificador da qualidade e do diferencial dos vinhos e espumantes elaborados em Pinto Bandeira”.

Está certo: se alguma região considera que elabora bons vinhos, deve ter orgulho deles e inserir no rótulo a sua procedência. Isso diferencia o produto em um mercado tão competitivo, repassa maior confiabilidade ao consumidor, funciona como importante ferramenta de marketing. Sem falar que a exigência de qualidade e a competitividade restam estimuladas. Foi o que fizeram as vinícolas do Vale dos Vinhedos (Bento Gonçalves), mais remotamente as de Champagne e Bordeaux, na França.

E aposto que nenhuma delas se arrepende.

 

Em tempo: na foto, da esquerda para a direita, estão: Carlos Abarzúa (Vinícola Geisse), Marco Salton (Valmarino), João Strapazzon (Coop. Pompéia), Além Guerra (Coop. Aurora), o presidente da Asprovinho Luciano Vian e Ayrton Giovannini (ambos da Don Giovanni) e Vítor Fornazier (Terraças).

asprovinho

Deixe uma resposta para % s