Em dias tranquilos, ainda melhor
Uma escapada a Gramado pode ser oportuna ainda neste feriadão, ou em uma data qualquer. A cidade, a cada vez que a visito, mostra-se mais bem estruturada, organizada, solidamente voltada ao turismo. Na última década houve um salto de qualidade dos serviços nos setores de hotelaria, gastronomia, nas atrações de lazer e, claro, no comércio e na fabricação dos famosos chocolates locais.
Na semana passada estivemos na cidade, em dias de calmaria e festejos: a família Ecker comemorava o décimo aniversário do Bouquet Garni, um dos cinco restaurantes que administra. Não conheço todos, sei que o pioneiro é o Pastasciutta, em operação há mais de 30 anos, mas me pareceu que o jovem aniversariante é como se fosse o top da rede.
A foto da fachada dá uma ideia do elegante Bouquet Garni. O interior é anda mais bonito, com detalhes encantadores na decoração e a repousante vista, por larga área envidraçada, do Lago Joaquina Bier. Não costumo avaliar restaurantes em clima de festa, mas a brigada de garçons esteve irrepreensível e a cozinha, que estreava seu novo chef Fred dos Anjos (ao centro, rodeado pelos três casais Ecker) certamente superou-se para atender simultaneamente dezenas de convidados.
O menu apresentado: carpaccio de salmão com salada baby ao vinagrete de avelã e caviar; lombo de robalo em espuma de mandioquinha e aspargos frescos (estes eu dispensaria, ficaram um tanto agressivos ante a suavidade do prato); preciosos carrés de cordeiro à francesa com ragout de favas ao molho de rum; e le grand finale, inefáveis crocantes de maçã com castanhas do Pará e sorvete de coco.
Bouquet Garni – Rua Leopoldo Rosenfeld, 986, Gramado. Diariamente das 19h à 0h; aos sábados, domingos e feriados, também das 12h às 15h. Reservas: (54) 3295-1666. Estacionamento fácil.