Elegância no salão, talento na cozinha
Entre advogar e dirigir restaurantes voltados a almoços rápidos no CentroHistórico, até construir um lindíssimo espaço na zona Sul e cozinhar nele,bem, aí existe uma grande diferença. Nada que a vontade de aprender nãosupere, ainda mais com o reforço de cursos e estágios com LaurentSuaudeau, em São Paulo. O resultado dessa guinada na vida de Oliden Berna pode ser avaliado no restaurante quebatizou com seu nome. Ele levou cinco anos construindo seu sonho, aprimorando seu talento e, devo dizer, acertouem cheio nas suas escolhas.
O ambiente é requintado na formatação, mas nada opressivo ou impeditivo de alguma informalidade. As equipes deserviço e de cozinha foram muito bem treinadas, percebe-se o dedo do dono em cada detalhe. Aliás, seuperfeccionismo se manifesta em tudo o que chega à mesa, e vem ao encontro de antiga tese deste colunista: quemgostou de, por exemplo, um clássico linguado à belle meunière, volta para comer exatamente a mesma coisa, nãoalgo parecido. Como é o objetivo do Berna.
Deve ser por isso que o restaurante opera somente à noite, mas seu chef de cuisine e proprietário costuma chegaràs 8h da manhã. Então começa a cocção de caldos básicos, a rigorosa inspeção dos insumos, antecipação depreparações que ainda enfrentarão minucioso processo de finalização, assim que o pedido chegar à cozinha. Asreceitas precisam ser seguidas à risca pela equipe, nem um grama a mais ou a menos de qualquer ingrediente.
O resultado é excelente, como comprovamos em recente jantar. O couvert tem caponata, conservas de abobrinha, de berinjela e pequenas baguettes; caprese de tomate confit e tapenade e impecável velouté de cogumelos ao Marsala foram as entradas; os principais, bacalhau fresco, ao creme de limão siciliano, batatas ao murro e brócolis (foto) e um precioso risoto de frutos do mar (foto). Tiramisù e panna cotta de goiaba foram as sobremesas.
O chef Berna afirma praticar culinária italiana, com algumas concessões a técnicas francesas. No total, seu menu tem somente 18 escolhas: quatro entradas, três risotos, quatro opções de massas, três de pescados, quatro de aves e carnes, além de quatro sobremesas. O preço de uma refeição com couvert, entrada e principal fica entre R$ 100,00 e R$ 120,00. A carta de vinhos é variada e a casa adota o agradável percentual de 45% sobre o preço da importadora.
Berna Restaurante
Av. Otto Niemeyer, 1044, Tristeza
Reservas: (51) 3264-1044 (das 16h às 21h)
De terças-feiras a sábados das 19h30min às 22h30min
Estacionamento próprio, com manobristas