Cassoulets e cassoulets
Ainda não fui a Toulouse, berço da iguaria, mas em Paris por mais de uma vez lambuzei-me com autênticos cassoulets, a última delas no simpático e bem conhecido La Fontaine de Mars, sempre procurado por turistas. Aqui em Porto Alegre, há uns anos o Lorita atreveu-se a incluí-lo no cardápio – bendito atrevimento, era ótimo –, mas por pouco tempo. A receita a seguir é uma livre interpretação do que seria um cassoulet, que o Súper Rissul garimpou em um restaurante de Cambará do Sul. Como quase tudo o que se faz com feijão branco, também fica bom. Experimente!
Cassoulet
Por chef Marcos Barbier, do Restaurante do Lago
Ingredientes:
500g de feijão branco
3 folhas de louro
azeite de oliva
1 cebola média picadinha
3 dentes de alho picadinhos
1 pacote costelinha de porco defumada
1 pacote de linguiça calabresa defumada
1 batata doce grande descascada e cortada em cubos grandes
3 cenouras descascadas e cortadas em cubos grandes
sal e pimenta branca
Modo de preparar:
1. Deixar o feijão de molho em água entre 16 e 24 horas. Escorrer, passar com as folhas de louro e dois litros de água a uma panela de pressão e cozinhar por 30 minutos. Reservar.
2. Aquecer azeite em uma caçarola média e dourar costelinhas cortadas osso a osso, linguiças em rodelas não muito finas, cebola e alho.
3. Refogar um pouco, adicionar feijão, 1,5 litro de água, sal, pimenta, batata doce e cenouras descascadas. Cozinhar em fogo baixo por 30 minutos, ou até os legumes ficarem tenros.