Avestruz ao molho de amoras
A receita foi criada pelo chef Carlos Kristensen para o seu festejado restaurante. Ela pode ser apreciada com uma escolha na boa carta de vinhos do Hashi, ou preparada e degustada em sua casa, seguindo as instruções a seguir. Nesse caso, a sugestão é servir o filé de avestruz com um tinto seco de sua adega. Mas se quiser homenagear um país onde essa carne é altamente valorizada, opte por um vinho da África do Sul – um Pinotage seria o máximo, até porque também é originário de lá.
____________________________________________________________
Ingredientes:
250g de filé de avestruz
20g de hortelã
100ml de molho bechamel
pimenta do reino
pimenta de cheiro
sal grosso moído
100g de amoras frescas
100g de açúcar
150g de mandioquinha
50ml de leite
20g de manteiga
50ml de creme de leite fresco
Modo de preparar:
Cobrir as amoras com açúcar e deixar em repouso por algumas horas. Depois, levar ao fogo baixo, mexendo ocasionalmente, até atingir ponto de calda, cuidando que as amoras permaneçam inteiras. Reservar.
Cozinhar mandioquinha e espremer ainda quente. Levar ao fogo, acrescentar manteiga e leite, mexendo bem. Adicionar creme de leite até dar o ponto e salgar a gosto.
Temperar o filé de avestruz com sal e pimenta do reino moída na hora. Selar a carne, mantendo-a mal passada. Fatiar e distribuir em leque no prato que irá à mesa.
Sobre cada fatia de filé, colocar uma amora com a calda, uma colher de chá de molho branco, uma pimenta de cheiro e uma pitada de hortelã. Servir com o purê de mandioquinha ao centro.