De macarons a costelão 24 horas
• Macarons. Uma amostra deles está na foto, mas o elenco chega a 30 especialidades em Le Petit, inaugurada no terceiro andar do Moinhos Shopping. A loja tem apenas uma mesinha, mas vimos muita gente levar para casa, em bonitas embalagens.
• Experimentamos três macarons: de baunilha, doce de leite e bergamota (foto) – delícias por R$ 8,50 cada. A rede Le Petit surgiu em Bento Gonçalves e desde 2014 já vendeu mais de 3,7 milhões de unidades em suas atuais 17 lojas de cinco estados brasileiros.
• A Barbarella todo mundo conhece, inovou em Porto Alegre com seus pães de fermentação natural. Pois agora ela chegou a Curitiba – e chegou grandona, como se vê na foto. Fica convenientemente plantada no Batel, bairro mais badalado da cidade. E certamente fará sucesso, trata-se de uma capital moderna, com admirável gastronomia, que preciso rever com urgência.
• Outro motivo para ir a Curitiba: os costelões 24 horas. Sim, a especialidade são as costelas assadas lentamente – tem que saber escolher e, claro, assar –, mas o processo não leva um dia inteiro. Falo de casas especializadas, que viram dia e noite assando e servindo costelões ininterruptamente.
• O que leitor vê nesta imagem? Haddock ao molho bernaise, executado pelo colunista. Só que não: após intensa garimpagem, encontrei no Armazém dos Importados (Rua Padre Chagas), por R$ 169,00 o quilo e comprei ligeirinho – o famoso peixe escocês é raridade por aqui.
• E continua sendo: já em casa, um exame acurado do rótulo do fabricante (Damm) revelou o conteúdo como sendo bacalhau defumado. Fica bem parecido, saí do jantar aplaudido pela família, mas não era haddock. Se alguém souber onde tem, por favor me conte.