Um tanto trabalhosas, mas muito deliciosas
Sou fã de costelinhas ao molho barbecue há uns 40 anos, quando as conheci, ao cruzar – esfomeado e com pressa – uma pequena cidade do Sul dos Estados Unidos. Depois passei a encontrá-las em outros estados, até que restaurantes de redes internacionais as trouxessem para o Brasil. Esta receita foi enviada pelo Supper Rissul e está medida para 20 costelinhas bem carnudas. Sim, serve perfeitamente para esta época de festas.
Costelinhas Suínas Assadas ao Barbecue de Vinho
Ingredientes (quatro porções):
2 peças inteiras de costelinhas suínas
1 limão siciliano
azeite de oliva
1 cebola branca picada
4 dentes de alho picados
8 tomates italianos sem pele nem sementes
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de mostarda escura
1,5 xícara (chá) de vinho tinto seco
3 colheres (sopa) de molho inglês
sal e pimenta-do-reino
1. Aquecer azeite em uma panela e dourar cebola e alho em fogo médio. Adicionar tomates picados e misturar até que murchem e soltem água.
2. Juntar açúcar mascavo, mostarda, molho inglês e uma xícara do vinho, cozinhar até este evaporar. Retirar do fogo, esperar que esfrie um pouco e bater em liquidificador.
3. Devolver o molho à panela e deixar em fogo baixo até reduzir e chegar à consistência de ketchup. Ajustar sal, pimenta e reservar.
4. Temperar as peças de costelinha inteiras com sal e suco de limão. Aquecer azeite em uma frigideira e, em temperatura alta, selar a carne cerca de dois minutos de cada lado, sem mexer.
5. Retirar as costelas para uma assadeira e derramar o restante do vinho na frigideira para deglacear os resíduos. Juntar o molho daí resultante ao antes reservado e pincelar a carne.
6. Cobrir a assadeira com folha de alumínio e levar ao forno preaquecido a 220°C, por 40 minutos.
7. Remover o alumínio, pincelar novamente as costelas com o molho, reduzir o fogo a 180°C e deixar dourar por 10 minutos.
8. Repetir esse processo mais duas vezes. Deixar a carne descansar por cinco minutos antes de cortar e servir.