Páginas
Facebook
Categorias:
As mulheres e o vinho

As mulheres e o vinho

Dá para acreditar que uma mulher, ao final dos anos 1980, respondesse pela produção de uma grande vinícola? Dá sim. Eu, já escrevendo sobre vinhos, tive oportunidade de conhecê-la: Maria Regina Flores, que entre outros rótulos lançou apreciável coleção de varietais, como enóloga-chefe da Aurora – até hoje uma grande e respeitada cooperativa vinícola, com sede em Bento Gonçalves.

No presente século as brasileiras superaram a condição de meras apreciadoras – mais dos espumantes do que dos vinhos tranquilos, é verdade –, muitas aprofundaram seus conhecimentos e falam com autoridade sobre o tema.

E existe até mesmo quem tenha, em um pedacinho da fazenda da família, consagrada à pecuária e agricultura, se lançado a uma significativa produção de bons vinhos. Iniciativa e coragem não faltaram a Gabriela Hermann Pötter (foto), sócia proprietária e enóloga da já bem conhecida Vinícola Guatambu.
gabriela-potter
Sua última inovação: Mysterius, vinho em lata desenvolvido em parceria com um grupo de empresários, uma forma de democratizar e desmitificar o consumo da bebida. A propósito: 93% das vendas do Mysterius, efetuadas pelo site da vinícola, foram para mulheres.

Um brinde a elas!

Deixe uma resposta para % s