Ainda imponente, mas adaptado aos novos tempos
O tempo passa, o Centro de Porto Alegre se degrada a cada dia, mas o Plaza São Rafael não perde a imponência. Guardo lembranças de locais como o Saloon, o Snack Bar, a Churrascaria Capitão Rodrigo, o Restaurante Le Bon Gourmet, o 512, espaços por mim frequentados e que atraíam não apenas hóspedes, mas uma refinada parcela da população da cidade. Para não falar de comemorações familiares ou dos grandes eventos corporativos. Eram quase todos no Plaza.
Início deste mês, fomos festejar os 102 anos de uma tia muito querida, que escolheu voltar ao hotel onde comemorou seu centenário. Como não existem mais o brunch e nesta época nem o chá, como o grill fechou e o antigo restaurante só recebe eventos, foi feita a reserva para uns 20 familiares almoçarem na única opção existente, o espaço que há no lobby.
Um pequeno balcão com entradas e sobremesas, um bufê com arroz, feijão preto, bifes de alcatra ao molho de vinho, legumes, purê de batatas, salvadores pasteizinhos, algumas coisinhas mais e era isso. Obviamente o Plaza adaptou-se às exigências de seus hóspedes, talvez de alguém que trabalhe na área central e queira almoçar rapidamente por R$ 55,00, de domingo a domingo.
Só me permitam sentir saudades dos tempos de fausto do principal hotel porto-alegrense – e do que já foi o Centro, onde tive meu primeiro escritório, que troquei por Moinhos de Vento há uns 30 anos.
Ah, deixem-me explicar a foto: esse profissional chama-se Carlos Camargo, tem 33 anos de Plaza e lembrou-me de que nos atendia na saudosa Confraria Bon Gourmet.
Bons tempos, pena que não voltam mais!