Jantar ideal no Juvenil
Sob a segura e agregadora coordenação de Acir Inda, o jantar do Juvenil Club Gourmet deste mês reuniu o número ideal de confrades: 25. Os cozinheiros foram José Reinaldo Ritter (sopa de capellettis – foto ao final), João Miguel Veiga (mousse com frutas vermelhas – foto ao final) e Cláudio Corrêa Noronha, que apresentou clássicos filets au poivre (foto), de pouco colorido, mas inefável sabor. Veja a receita.
Filet au poivre
Ingredientes (quatro porções):
1,6 kg de filé mignon
100g de pimenta branca em grãos
2 cubos de caldo de carne
½ talo de alho-poró fatiado
sal
100g de manteiga
2 xícaras de vodca
200g de nata
2 colheres (sopa) de amido de milho
Modo de preparar:
1. Prensar pimentas em um pilão, até bem antes de virarem pó. Dissolver cubos de carne em uma xícara de água fervente. Reservar.
2. Limpar e cortar a carne, formando bifes com 2,5cm de altura. Temperar com sal e distribuir as pimentas somente sobre um dos lados.
3. Dissolver manteiga em uma frigideira larga, refogar rapidamente as fatias de alho-poró e adicionar os bifes, com a pimenta para cima.
4. Virá-los cuidadosamente depois de quatro minutos, manter no fogo por mais um minuto. Retirar os bifes e reservá-los.
5. Na mesma frigideira, derramar o caldo de carne, a vodca, aquecer bem e flambar. Acrescentar a nata, misturar bem, retirar uma pouco desse molho, nele dissolver o amido e devolver à frigideira.
6. Colocar os filés em um refratário e levar ao forno. Quando estiverem aquecidos, derramar o molho quente sobre eles e servir, escoltados por arroz branco e batata-palha.