Aos apreciadores, as pizzas
Outro dia o Ernesto Pereira mandou e-mail a um programa de tevê do qual participo, lembrando que se completavam não sei quantos anos, 20 talvez, desde que ele lançara a entrega domiciliar de pizzas em Porto Alegre e eu previra um insucesso. Não foi bem assim, apenas escrevi que estaria fora dessa – e até hoje estou, é uma raridade encomendar comida pelo telefone. Mas deixa estar, ele decolou bonito com a Companhia das Pizzas e hoje tem moto para todo o lado entregando todo o tipo de coisa, desde filés com fritas até importantes documentos.
Já a história da pizza, que desde 1985 tem sua data comemorada dia 10 de julho, é bem mais antiga. Há uma versão de que há seis mil anos hebreus e egípcios consumiam apenas uma fina camada de massa, à qual os italianos, muitos séculos depois, adicionaram tomate e a dobravam ao meio.
Eu a tenho como uma história absurda, os judeus até hoje têm matzá em suas mesas e ninguém diz que é pizza. Mas a história prossegue: diz que em 1889 um padeiro napolitano chamado dom Raffaele Espósito quis agradar ao rei Umberto I e à rainha Margherita eadicionou àquelamassa mussarela, tomate e manjericão. A partir daí teriam começado a proliferar os sabores, até chegarem às pizzas de hoje.
Outras curiosidades: o maior pedido de pizza ocorreu em San Diego, Califórnia, em 2006.Uma empresa encomendou 13,5 mil unidadespara festejar com seus funcionários. A pizzaria que atendeu ao pedido produziu 56 pizzas por minuto, utilizou o forno de 15 pizzarias próximas e não deixou o cliente na mão. Já a maior do mundo foi preparada em Johanesburgo, África do Sul, em1990: 500 quilos de farinha, 800 quilosde queijo, 900 quilosde molho de tomate. Media37 metros de diâmetro e, consta, foi inteiramente devorada.
Essas informações me foram passadas pela Patroni, rede paulista que tem 90 lojas em operação pelo Brasil – uma em Porto Alegre, no BarraShopping – e programa a inauguração de outras 51.
Já o forno de pedra pertence à Arte da Pizza, que em junho inaugurou nova decoração e é uma das atrações de alta temporada no Grande Hotel Campos do Jordão, um hotel-escola do Senac (tel.12 3668-6000l). A pizza que está no detalhe é uma Pepperoni, do elenco da Domino’s, poderosa rede internacional que possui 10 mil lojas, 46 delas em dez estados brasileiros (em Porto Alegre, tel. 3019-3030). Ela estima para 2020 a chegada do Brasil ao posto de terceiro maior consumidor de pizzas do planeta, atrás apenas de Estados Unidos e Itália – atualmente estamos em quinto lugar.
Duvido que o leitor já não tenha sua pizzaria predileta. E como não sou consumidor habitual, vou abster-me de fazer indicações. Pelo contrário: peço ajuda para responder ao leitor Isac Szajman: “Sou fã de pizza, onde posso comer uma de massa fina, não biscoito, saborosa?”
Não sei, mas espero descobrir.