Páginas
Facebook
Categorias:
Bufês fora da lei

Bufês fora da lei

Eu estava em viagem quando, pelainternet, fiquei sabendo da anunciada fiscalização em PortoAlegre de uma lei que existe há tempos e ninguém cumpre. É a que estabelece regras para apresentação de bufês,determinando que os alimentos permaneçam cobertos. Quando se está com pressa e não se é adepto de fast-food, um bufê pode ser a salvação. O colunista não fogedeles– ruim mesmo é ficar sem almoço.

O diabo é presenciar o encontro de dois ou mais conhecidos em frente àquelas dezenas de travessas, invariavelmente expostas a risos, gargalhadas, a uma eventual discussão e – claro– à saliva de entusiasmados circunstantes. Pior ainda quando se percebe que alguém vitimado por alguma dessas tantas viroses que frequentam nosso inverno, não se importa de tossir repetidas vezes em plena fila, escolhendo aqui e ali o que irá degustar, enquanto disponibiliza aos demais os vírus que carrega em seu organismo.

No dia seguinte à leitura daquela notícia, após uma sessão de compras em Orlando, à meia-tarde restou-nos o recurso de almoçar em um restaurante da International Drive, conhecido pela variedade de seus bufês. Sobre cada um deles, uma placa de acrílico transparente permitia a visão das travessas, devidamente identificadas, repostas por funcionários com as mãos enluvadas.

Há pelo menos uns20 anos, nos EstadosUnidos éassim que funciona. Lembro da Souplantation, uma rede de restaurantes que conheci na Califórnia, especializada em deliciosas sopas (sim, fui lá várias vezes) e saladas. Bandejinha na mão, o comensal ingressa em um corredor e desfila ao longo dos bufês– cada travessa protegida pela cobertura de acrílico.

Nas inevitáveis praças de alimentação dos shoppings norte-americanos, o cliente vê osalimentos por uma vitrine e apenas comanda o que deseja– será servido por um funcionário.

Sei que o assunto parece um tanto chatinho, mas é mais importante do que se costuma pensar. O custo para os proprietários não chega a assustar e a tranquilidade compensa– alimentos protegidos não se deixam contaminar com facilidade, os clientes também.

BUFIS_EUA

Deixe uma resposta para % s