O paraíso dos queijos
Quem sai de Florianópolis a Porto Alegre leva menos de uma hora de BR-101 até chegar à cidade de Paulo Lopes. Bem ali, na saída do km 256, logo antes do túnel, vê-se a pequena e nada modesta fábrica do “Queijo com Sotaque”. Basta descer da rodovia, encarar 80 metros da estradinha de acesso e, a partir daí, deixar se surpreender. Com a variedade e, especialmente, com a qualidade do que produz a equipe da mestra queijeira francesa Elisabeth Schober.
O método e sua formação ela trouxe de Toulouse, os ingredientes são locais, de produção supervisionada. Essa combinação resulta em 20 variedades de queijos, sem conservantes, absolutamente naturais. Não se impressione com a cor das cascas, quando tiver a visão do balcão da lojinha da fábrica: aceite logo a prova que lhe irão oferecer, escolha peças inteiras ou fracionadas na hora.
Esses da foto eu escolhi pessoalmente – Comté e Brie –, com outros dois (Gruyère e Camembert) que não aparecem porque foram rapidamente consumidos. Há quatro categorias de queijos: prensados cozidos, com casca natural ou casca lavada e os moles. – seja qual for o queijo, o preço é sempre R$69,00 por quilo.
Contatos: (48) 99905-3048 ou queijocomsotaque@gmail.com.