Contra chuva, frio e o que mais vier
O jantar de maio do Juvenil Club Gourmet privilegiou a culinária mexicana. Cozinharam os confrades Gustavo Diefenthaler, João Miguel Veiga e Jorge Hias. O prato principal foi o que está na foto, adequadíssimo a combater o que o clima gaúcho vem nos oferecendo neste outono. O melhor é que os ingredientes costumam estar na despensa e na geladeira – provavelmente, em alguma madrugada, já aplaquei a fome com uma mistura bem parecida, a popular oquissobô. Vamos a ela, e não se preocupe com as quantidades, basta manter uma proporção que agrade seu paladar.
Feijoadinha mexicana
Ingredientes:
feijão vermelho cozido antes do ponto
carne moída
pimentões verde, vermelho e amarelo
passata ou purê de tomates
linguiça fina em rodelas
cebolinhas em conserva
óleo vegetal
alho e cebola.
páprica, louro, cominho e orégano
Modo de preparar:
1. Aquecer óleo e refogar cebola picada, alho amassado e carne moída. Adicionar linguiça, refogar mais um pouco, juntar passata de tomate e completar o cozimento com panela tampada.
2. Misturar feijão à carne, temperar com páprica, louro, cominho, orégano e completar o cozimento até os grãos ficarem macios, mas sem desmancharem.
3. Acrescentar pimentões, cortados em quadrados médios, cebolinhas em conserva e manter mais três minutos no fogo. Se o caldo resultar muito ralo, engrossar com farinha de trigo ou amido de milho, antes diluídos.
4. Servir acompanhado por arroz branco ou nachos, disponibilizando pimenta do reino ou Tabasco à mesa, para quem quiser reforçar o tempero.