Páginas
Facebook
Categorias:

Alta rejeição

Há pouco tempo, a cada vez que neste espaço se apontavam falhas de Renan que haviam resultado em gols, em seguida pipocavam mensagens de colorados, contestando o colunista. Deviam estar ressabiados com as ainda recentes trapalhadas de Pato Abbondanzieri, então elogiavam o jovem goleiro. Em verdade, Renan passou a viver uma ótima fase – mas apenas até domingo, quando lembrou Pato ao sair enlouquecidamente de sua área, em jogada que acabou no pênalti a favor do Corinthians. Depois dos gols do Palmeiras que ontem vitimaram o Inter, ficou difícil para Renan. É perceptível o desassossego de torcedores, muitos pleiteando a volta de Pato ao gol colorado. O que não dá para negar é que, se tivesse o Inter desde o início um grande goleiro, uma dezena de pontos a mais teriam sido conquistados.

Vida boa

Depois de meses assombrado pela ameaça do rebaixamento, o Grêmio respira em paz, conduzido pelas mãos firmes de Renato Portaluppi. O time ganhou moral com os 4 a 2 de ontem sobre o orgulhoso São Paulo, que parece ter virado saco de pancadas. Se o Grêmio caprichar um pouco e o Inter continuar irregular, ou começar a voltar-se inteiramente ao Mundial, os tricolores podem sair no encalço dos colorados e incendiar a rivalidade gaúcha na reta final do Brasileirão. Seria um novembro emocionante.

As notas a seguir foram publicadas quarta-feira, dia 29/09/2010

Futebol de menos

Apesar da empolgante vitória nos acréscimos, com a bola ricocheteando na barreira e na trave antes de entrar, podia-se esperar mais do Inter. Derrubou o então líder do Brasileirão, mas não jogou mais do que ele. Considerando-se que o Corinthians estava desfalcado de sua espinha dorsal (Chicão, Ralph e Dentinho), que o jogo foi no Beira-Rio e que os colorados também precisam correr atrás do forte Cruzeiro e do Fluminense, este prestes a ter de volta Fred, Emerson e Diguinho, confesso meu pessimismo. E o Mundial é prioridade, o título do Brasileirão nem tanto.

Bico calado

O Grêmio passou a fazer o certo: vencer sem ufanismo. Amassou o Atlético-MG no começo, controlou o restante do jogo e trouxe os três pontos. Renato voltou a mostrar competência tática, domínio do grupo e ainda nos poupou daquela história de disputar a Libertadores. Alguém se atreve a imaginar que o time possa conquistar 11 vitórias nos 13 jogos restantes? Bem, ano passado o Fluminense necessitava mais ou menos isso para escapar do rebaixamento. Escapou pelas mãos de Renê Simões – que tenta repetir a façanha no Atlético Goianense – e hoje disputa o título.

Mistérios do esporte

Já foi explicado aqui: um time analisa seu adversário e, jogando em casa, pensa – “com esse eu posso”. Aí se joga à frente, descuida da defesa e o outro time – igual ou melhor do que o dono da casa – vai empilhando gols, como fez o Grêmio domingo. Inexplicável é que o Atlético-MG, que tinha a mais dispendiosa comissão técnica do Brasil – Luxemburgo só não carrega consigo um auxiliar de lavanderia, até ex-árbitro integra seu staff – e possui alguns ótimos jogadores, esteja vivendo placidamente na beirinha da Série B.

Convulsão

Esse Palmeiras que o Inter vai encarar amanhã (19h30min) em Barueri vive um péssimo momento, principalmente fora de campo. O presidente, hospitalizado, voltará em 45 dias na melhor das hipóteses. O vice assumiu e aproveitou a ocasião para mandar em frente a diretoria de futebol. O problema é que os colorados terão vários desfalques, não será fácil passar pelo time de Felipão. Voltar de lá com um empate seria bom negócio,

Pitacos

Andei elogiando Renan, por voltar à antiga forma e manter quase inexpugnável o gol do Inter. Domingo ele sai daquele jeito no lance do pênalti e obriga o lateral Nei a uma defesa espetacular. *** Do insuspeito Professor Paulo Flavio Ledur, colorado roxo: “Aquele Jucilei é craque, foi um demônio em campo”. *** Com Marcelo Rospide deixando o Prudente – que estão chamando de Grêmio Itinerante porque mudou de cidade –, chegamos a 25 técnicos substituídos até o momento. E ainda temos muito Brasileirão pela frente. *** Os “Amigos da Bola” eram Gaspar e Caio. Nove leitores acertaram a resposta, obrigado a todos. *** Encontro o Gonzaga, pouco disposto a pagar o bacalhau que apostamos: “Foi injusto, o Corinthians encurralou o Inter no segundo tempo e merecia vencer”. Pode ser, mas quero degustar o bacalhau.

Deixe uma resposta para % s