Para as tardes de domingo
Não havia outro caminho: a julgar pelo que mostrara na temporada anterior, a reabertura do brunch (foto maior) no Plaza São Rafael era a melhor das possibilidades. E foi mesmo, aprimorada pela inclusão de novas iguarias, a manutenção dos best-sellers e o serviço categorizado que sempre foi marca da rede. Toalhas, guardanapos de tecido e sousplats brancos formam um elegante contexto no salão do Le Bon Gourmet, ainda mais bonito do que antes.
Balcão com sucos, espumantes, amplas mesas com itens como bruschettas de salmão defumado, minibrioches caprese, filé ao molho de champignons, sopa-creme, além de tentações que compuseram o prato inicial do colunista: na foto menor, em sentido horário, estão minibatata rosti (no alto, ao centro), lâminas de presunto ibérico 18 meses, preciosa quiche de alho-poró com Gorgonzola, um indefectível croque monsieur e fatia de rocambole de cream cheese, rúcula, palmito e champignons – esta uma proposta atraente que, na execução, resultou indesejavelmente adocicada.
Todos os itens dos bufês são claramente identificados, como preconizo há pouco mais de 40 anos. E ainda há crepes salgados e doces, preparados na hora.
Entre as sobremesas, destaque para as três que aparecem na última foto: delicada minirrosa de maçã, mousse crocante de chocolate e, acima, mimo de Azeitão, região ao sul de Lisboa e berço do conhecido vinho Periquita. A receita dos mimos nasceu nos conventos portugueses, tem base de amêndoas e doce de ovos e, nas mãos do pâtissier do Plaza, tornou-se irresistível.
O brunch custa R$ 83,00 (+10%), das 11h às 15h de domingos, com música instrumental ao vivo de César e Jorge. Estacionamento com manobristas. Reservas: tel. (51) 3220-7000.