Azeite UM: diferenciado e inspirador
Não sei em que momento nasceu inspiração para desencadear esse particularíssimo projeto. Mas ela surgiu. E Patrícia Fossati Druck decidiu produzir seu próprio azeite de oliva, do cultivo ao processamento. Com as primeiras garrafas à mesa, ela pôde constatar o bem sucedido resultado, do qual sou também testemunha: o extra virgem UM, inicialmente apresentado pelas mãos do talentoso Carlos Kristensen, que o utiliza em seu restaurante Hashi.
Terça-feira passada o UM voltou à cena, novamente em alto estilo, na residência de sua criadora. Desta vez foi convidado o chef David Manseaud do Belmond Copacabana Palace. Ele finalizou com toques do azeite (foto) as iguarias de um roteiro que começou com lula, feijão branco e linguiça apimentada, prosseguiu com atum grelhado, depois berinjela e Parma com picles, alcachofra grelhada e purê de mandioquinha com ragoût de porco.
E à sobremesa, sobreveio o anúncio: parte da receita de vendas do UM será destinada a pesquisa genética de prevenção do câncer de mama para o SUS, através do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Um final feliz para a inspiradora ideia que comentei no início.