Polenta mole com ragu de carne
Na região da Serra Gaúcha não faltam preciosas execuções de receitas semelhantes. Os ingredientes a seguir estão calculados para dez porções e resultam em uma deliciosa sugestão de uma refeição familiar. Anote:
3 colheres (sopa) de óleo (45 ml)
1 kg de coxão-duro cortado em pedaços
2 litros de água quente
2 cubos de caldo de carne
1/2 cebola média picada (60 g)
2 tomates grandes, sem sementes, picados (300 g)
2 xícaras (chá) de farinha de milho pré-cozida (160 g)
2 litros de água
2 colheres (chá) de sal (10 g)
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino moída (2 g)
Modo de preparar:
- Em uma panela de pressão, colocar metade do óleo e levar ao fogo alto para aquecer. Juntar carne, fritar de todos os lados. Acrescentar 2 litros de água quente, os cubos de caldo de carne e mexer até dissolver.
- Tampar a panela, cozinhe em fogo médio, por 1 hora, contada a partir do início da pressão. Apagar o fogo e aguardar que saia todo o vapor. Então, retirar a carne, reservando o caldo. Desfiar a carne e reservar.
- Em uma panela grande, colcar o óleo restante e levar ao fogo alto para aquecer. Juntar cebola, refogar rapidamente, acrescentar carne desfiada e tomate. Fritar até o tomate começar a desmanchar-se.
- Regar com o caldo reservado, adicionar 1 xícara (chá) de água e cozinhar, em fogo baixo, com a panela entreaberta, por 40 minutos.
- Enquanto isso, colocar a água em uma panela grande, temperar com sal e pimenta-do-reino. Acrescentar farinha aos poucos, mexendo sempre e manter no fogo por 15 minutos, após o início da fervura.
- Transferir a polenta para uma travessa, cobrir com o ragu e servir em seguida.
Receita e foto enviadas por Knorr