Christophe Lillet
- Como definir a tão famosa região de Bordeaux?
Eu diria que é multifacetada, são milhares de produtores concentrados em um território que, por suas dimensões, seria considerado ínfimo para as grandes extensões a que estão afeitos os brasileiros. O terroir de cada área é personalíssimo, resulta em ótimos vinhos, daí sua merecida fama.
- Quais os critérios da Salin para selecionar os vinhos que exporta?
São absolutamente rígidos quanto à qualidade, se a safra de algum produtor não foi boa, não nos interessa seu vinho. Mas, a cada ano, nos surpreendemos positivamente com o que nos apresentam os 800 fornecedores fixos. Há outros 150 produtores que, quando obtêm vinhos dignos, podem integrar nosso portfólio. Monitoramos, acompanhamos, selecionamos e somente então exportamos para parceiros de todo o mundo.
- A aceitação é boa aqui no Brasil?
Certamente que sim. Estamos felizes com a receptividade aos nossos rótulos, cada adquirente transforma-se em um divulgador, feliz com o vinho que degustou e com o preço que pagou por ele. Mais: acaba gerando o desejo de conhecer a região de Bordeaux, procuradíssima pelos brasileiros em suas viagens, o que é honroso para nós.