Dia Nacional do Café
As cafeterias, em seu atual estágio de sofisticação, são coisa recente em PortoAlegre. Sou do tempo do cafezinho no Rihan, na Praiana, no Cubano e no Haiti –este, até hoje firme e forte no Centro. E claro, peguei desde o começo o boom docafé espresso, do capuccino e de tudo o que a criatividade dos baristas permitiucolocar nos balcões e em nossas mesas nesses últimos 15 anos.
No Brasil hoje é o dia comemorativo a essa bebida tão integrada ao nossocotidiano, o café. As cafeterias Press tiveram uma feliz ideia para suas lojas dosshoppings Moinhos, Praia de Belas, BarraShoppingSul e da Fundação Iberê Camargo: servir aos clientespequenas doses de receitas especiais nesta quinta-feira, desde as participantes de campeonatos até umanovidade no cardápio: o clássico irish coffee, que combina espresso, whisky, calda de açúcar mascavo e creme de leite fresco.
Ele está aí na foto (à esquerda), ao lado do Ménage à trois, que tem goiabada cascão, cream cheese, caféespresso e gelo de café, do Vale dos Vinhedos, que harmoniza suco de uva, sorvete de creme, docecremoso de uva, espresso e gelo e (bem à frente) do Dolce latte machiatto, com doce de leite cremoso, espresso, leite vaporizado e um toque de canela.