Um coquetel campeão
Para quem vinha acompanhando o Diageo World Class, a expectativa terminou sexta-feira passada: em Atenas (Grécia), foi divulgado o vencedor do concurso, que anualmente pretende apontar o melhor bartender do planeta. É o inglês Erik Lorincz, nascido na Eslováquia. o segundo lugar ficou para o coreano Do Hwan Eom, o terceiro para o irlandês Max La Rocca. Eles superaram representantes de 24 países, inclusive o paulistano Rafael Pizanti, do Bar do Copa (Rio), vencedor da etapa brasileira .
O campeão tem uma história interessante: Erik lavava o chão de bares quando, em 2000, teve uma chance atrás do balcão. Foi o suficiente para demonstrar um talento que o levou a trabalhar com destaque em bares de Praga e Londres, até ocupar sua atual posição, no comando do requintado bar do The Connaught, hotel cinco estrelas da capital inglesa. A seguir a receita que o consagrou.
_________________________________________________________
Rising to the Sky (Subindo ao céu)
Ingredientes:
gim Tanqueray Tem (1,5 dose)
suco de yuzu (1/3 de dose)
suco de limão siciliano (¾ de dose)
suco de abacaxi fresco (1/2 dose)
Fino Dry Sherry (1/3 de dose)
xarope de açúcar (1/2 dose)
coentro (oito folhas)
vapor botânico
Método :
- Preparar o vapor botânico com coentro, zimbro, casca de grapefruit macerada em água quente e gelo seco por cima. Acomodá-lo em um pequeno recipiente de metal.
- Resfriar previamente uma taça de Martini. Colocar os ingredientes em uma coqueteleira, coar e despejar na taça, decorando com o vapor botânico.