Páginas
Facebook
Categorias:
Três perguntas para Antonio Morescalchi

Três perguntas para Antonio Morescalchi

Antonio Morescalchi, fundador e vice-presidente da Finca Altos Las Hormigas.

1. Produzir quase exclusivamente Malbec é uma opção mercadológica?
Não, trata-se de executar um projeto iniciado em 1995, que buscou complexidade e qualidade a partir da uva Malbec. Enfrentamos a imagem negativa que ligava Mendoza a vinho a granel, a descrença dos produtores locais em nossa abordagem moderna, visando ao melhor aproveitamento do impecável terroir da região. Em 2008 desencadeamos uma caçada aos melhores solos para cultivo, mapeamos e classificamos cada um deles. Hoje nossos vinhos trazem consigo a identidade de cada terroir, sem interferências.

2. Qual a importância dos enólogos na elaboração de seus vinhos?
O enólogo é servo do terroir, sua vaidade não pode estar acima do que de melhor o solo oferece. Nossos vinhos não têm que revelar passagem por carvalho ou excessivas intervenções, o que desejamos é que ele expresse a identidade da uva e do terroir. Nosso desafio é subsistir fazendo o vinho de que gostamos – e ficamos felizes quando os consumidores também o apreciam.

3. E a vitivinicultura brasileira?
Conheço pouco, mas o suficiente para afirmar que seu tempo chegará. Sei que há castas bem adaptadas nas regiões produtoras, que os espumantes atingiram um bom padrão. Julgo que tenha potencial, embora ainda esteja na infância, assim como Mendoza está na adolescência.

vinhedo

Deixe uma resposta para % s