A máquina que abraça as videiras
- Almadén implantou a colheita mecânica em seus parreirais (foto 1), iniciada dia 2 de fevereiro. As uvas de 200 hectares estão sendo colhidas dessa forma, o que corresponde a um terço de toda área produtiva da vinícola. A inovação implicou que os parreirais antigos fossem revitalizados em suas estruturas, estreitados e elevados.
- Afrânio Moraes, diretor da Almadén, aposta em mais qualidade dos vinhos, com o novo sistema: “A uva ganha mais luminosidade, aeração e maior área foliar, com essa máquina podemos programar dia e hora da colheita, conforme o grau de maturação das uvas”.
- Dunamis lançou seus primeiros vinhos há poucos meses e já prepara seu ingresso no mercado internacional. A primeira variedade colhida nesta safra foi a Pinot Grigio (foto 2). A vinícola aposta na boa aceitação na Europa e nos Estados Unidos dos vinhos elaborados a partir dessa uva. Com eles, pretende conquistar aqueles importantes mercados, a partir de 2012.
- Vinícola Aurora festeja resultado da pesquisa “Marcas de Quem Decide 2011” em que aparece como a marca preferida dos gaúchos na categoria de Vinhos. Entre os espumantes, a Aurora (na foto 3, uma de suas caves) está entre os cinco primeiros. Outra razão para comemorar são os números de 2010: ela cresceu 60% em suas exportações e embarcou seus produtos para 20 países.