Páginas
Facebook
Categorias:
O terroir acima de tudo

O terroir acima de tudo

Os fundadores são naturais da Toscana, conheceram Mendoza e foram imediatamente cativados pelo clima seco, as vinhas florescendo em elevadas altitudes e, sobretudo, pelo terroir da região. Estabeleceram como meta tornarem-se especialistas em Malbec, que consideravam uma uva ainda incompreendida, com alto potencial a ser explorado.

Em 1996, quando os primeiros vinhedos foram plantados, em Lujan de Cuyo (foto maior), os trabalhadores se recusavam a utilizar veneno para exterminar as formigas e buscaram formas naturais para desviar a atenção delas. O nome da vinícola, Altos Las Hormigas, é uma alusão ao fato, mas também retrata espírito de equipe, persistência e trabalho incessante.

Hoje, seu portfólio (foto) ostenta cinco rótulos, todos com 100% de Malbec: o Clasico, de várias regiões de Mendoza; o Terroir e o Reserve, ambos do Vale de Uco; os Appellation Vista Flores e Altamira. Além de um Bonarda, de uvas cultivadas em Medrano e Carrizal de Abajo.

O colunista participou de uma degustação de três desses vinhos: o Clasico, com 13,9% de graduação alcoólica, parte dele mantido em barricas de carvalho por nove meses; o Reserva (14,4%), com pouco perceptíveis18 meses de carvalho francês; e o Terroir (14,5%), de retrogosto marcante, profundo, de uvas provenientes de solo com 100% de calcário, em Vista Flores e Chacayes.

Todos estão na Sommelier (tel. 51 3024-0751).

Sem título

Deixe uma resposta para % s