Páginas
Facebook
Categorias:
Uma sobremesa clássica

Uma sobremesa clássica

Há algumas sobremesas que me despertam incontidos desejos, em horários pouco convencionais. Uma vez saí de um espetáculo em Paris já tarde, mesmo para os padrões locais. Sob um frio intenso, fui acometido pela vontade de comer um crème brulée. Por sorte lembrei-me do sempre alerta Au Pied de Cochon, que invade a madrugada com a cozinha funcionando. Voltei ao hotel saciado e, em outras ocasiões, retornei ao restaurante para repetir a clássica sobremesa.

Por aqui o melhor crème que conheço está no menu do Lorita, uma criação de alguém da equipe de Roberta Horn Gomes. Confesso que não testei a receita abaixo, um tanto inovadora, mas faz sentido experimentá-la: é simplificada e pode dispensar o uso de maçarico, que nem todo mundo tem. Foi enviada pela equipe da Wine.com, só demanda tempo de forno e, se possível, antecedência na preparação.

CREME BRÛLÉE

Crème Brulée

Ingredientes:

500 ml chantilly

100 ml de leite

5 gemas de ovo

100 ml de açúcar granulado

1 fava de baunilha fresca

açúcar de confeiteiro

Modo de preparar:

1. Aquecer o forno a 100º C. Se o forno tiver apenas temperaturas maiores, ligar no mínimo possível e cobrir cada recipiente com papel alumínio durante a primeira hora de preparação.

2. Misturar bem chantilly, leite e gemas.

3. Dividir e descascar as sementes da fava de baunilha, integrar ao creme com um pouco de açúcar e depois despejar o açúcar restante.

4. Derramar o creme em recipientes individuais de porcelana, com cerca de 10 cm de diâmetro, e colocá-los sobre uma fôrma, em banho-maria.

5. Levar ao forno aquecido na temperatura recomendada e manter durante cerca de duas horas. Desligar, deixar no forno fechado por mais uma hora.

6. A superfície do creme deve permanecer reta, se ela começar a inflar antes do tempo, retirar imediatamente. Passar o creme ao refrigerador por algumas horas, para esfriar.

7. Antes de servir, polvilhar uma fina camada de açúcar de confeiteiro, queimar com maçarico ou no forno, agora a 250º C.

Deixe uma resposta para % s

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *