Já que esfriou, uma sopa!
Não gosto de frio, a não ser porque me oportuniza curtir uma sopinha saborosa. Do jeito como a semana começou, foi inevitável preparar uma, bem ao meu estilo: abóbora vai sempre, cebola, cenoura, mandioquinha e vinho branco também. De resto, tudo acontece de acordo com os legumes disponíveis, o que torna impossível repassar a receita detalhadamente, como é o espírito desta seção.
Para compensar, vai uma enviada pela chef Monica Dias, que ensina até mesmo a fazer o caldo. Enquanto não volta o calorão, vamos em frente!
________________________________________________
Sopa de abóbora
Ingredientes: (quatro porções):
300 g de abóbora cabotiá cortada em cubos, sem casca nem sementes
300 g de abóbora moranga, cortada em cubos, sem casca nem sementes
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1/2 cebola picada
1/2 colher (sopa) de gengibre ralado (opcional)
2 xícaras (chá) de caldo de legumes
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara de nozes ou castanhas
1 colher (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino
Modo de preparar:
1. Caldo de legumes se pode fazer com quaisquer vegetais, inclusive cascas de legumes e talos de verduras, antes bem lavados, mais uma cebola em pedaços grandes, uma cenoura média em rodelas, uma folha de louro e um dente de alho amassado. Aí é só cozinhar tudo em cinco xícaras de água, mantendo o fogo baixo por 30 minutos, coar e congelar o que sobrar.
2. Em uma panela, refogar abóboras e cebola no azeite, até começar a dourar. Juntar gengibre, fritar por um minuto, adicionar caldo de legumes e deixar fervendo, com a tampa semiaberta, mexendo de vez em quando, por 20 minutos ou até que as abóboras fiquem bem macias.
3. Bater abóboras no liquidificador, juntar o caldo aos poucos, até obter um creme homogêneo. Devolver à panela, temperar com sal e pimenta, acrescentar leite e levar ao fogo até aquecer. Enquanto isso, fritar levemente as castanhas em azeite, só para dourar.
4. Servir a sopa em cumbucas e polvilhar as castanhas.