Páginas
Facebook
Categorias:
Cohiba nos rótulos, ouro nas garrafas

Cohiba nos rótulos, ouro nas garrafas

Nada como uma degustação de vinhos conduzida por seu produtor. Esta ocorreu no salão da NB Steak, onde coube ao espanhol Oscar Montaña apresentar novos rótulos de duas de suas vinícolas, Marqués de Tomares e Premium Fincas, ambas da festejada região de Rioja.

Enquanto estive presente, tivemos ocasião de avaliar três ótimos vinhos (foto),
Degustação Marques de Tomares - Cohiba Reserva e Gran Reserva - foto Lenara Petenuzzo 2019-9731 (5)

harmonizados com a respeitável sequência de entradas e carnes da casa. O início foi com um Gran Reserva Tomares, de uvas Viura e Garnacha de vinhedos velhos, da safra 2010 – um branco com tamanha longevidade, na boca consegue revelar-se uma surpresa altamente positiva. Tem 12,5% de graduação alcoólica e passa pelo menos 36 meses em barricas de carvalho francês.

Um tinto Montaña Finca la Claudia Reserva, com 100% de uvas Garnacha de 2015 e 14% de graduação, veio a seguir. Ele amadurece por 18 meses em barrica de carvalho francês e resulta em buquê de frutas maduras e paladar agradável com duradouro final.

Mas as grandes estrelas do lançamento são os dois Cohiba Atmosphere, o Gran Reserva 2010 e o Reserva 2011 – este, eu provei. É composto por 80% de Tempranillo, 10% de Graciano, 7% de Mazuelo e 3% de Viura, todas colhidas à mão. Os vinhedos têm em média 60 anos e ficam a 730 metros de altitude. Revela-se um vinho estruturado, levemente agressivo na boca, amansado por 18 meses em barricas de carvalho francês e outros 18 meses já engarrafado. Detalhes em ouro de 24 quilates no rótulo valorizam as 18 mil garrafas produzidas (mais 6 mil do Gran Reserva).

Os vinhos são distribuídos no Brasil pela Porto a Porto.

Deixe uma resposta para % s