Páginas
Facebook
Categorias:
Ao invés de hambúrguer… croque monsieur!

Ao invés de hambúrguer… croque monsieur!

CROQUE MONSIEUR - CRÉDITO MARCELO SCHMIDIT

Em um mundo como o de hoje, no qual vicejam exóticos hambúrgueres, sushis variadíssimos ou hot-dogs com múltiplos ingredientes, opto por um clássico da gastronomia francesa: o croque monsieur. Quando degustei o primeiro, sequer conhecia Paris: foi no bar Ressaca, frequentado por jornalistas e pelos universitários da Famecos, entre os quais me incluía. A receita fora trazida pelo viajadíssimo João Helio Wolfrid, sócio da casa, era executada por Dona Helena, cozinheira de plantão, aparatosamente servida por maître Neutron e pelo garçom Orlando Desastre. Não me lembro do gosto nem questiono a autenticidade, mas na primeira vez em que pisei solo francês cuidei de procurar um bistrô que servisse a iguaria em sua versão original. Repeti outras vezes essa prazerosa busca em Paris, sempre recompensada.

Pois imaginem a alegria de reencontrar em Porto Alegre, há algumas semanas, um saboroso croque monsieur (foto), como uma das atrações do brunch servido aos domingos no Plaza São Rafael. E por coincidência, de receber da nutricionista Leusimar Malta Nunes (da Prezunic) uma receita que me apresso a repassar a vocês. Bon appétit!

 

Croque Monsieur

Ingredientes (quatro porções):

4 colheres (chá) de manteiga

8 fatias de pão com 1,5cm de espessura

¼ de xícara de chá de mostarda de Dijon

4 colheres (chá) de salsa fresca picadinha

8 fatias de presunto

sal e pimenta do reino

¼ xícara de chá de manteiga

1 colher (sopa) de farinha de trigo

80 ml de creme de leite

¼ de xícara (chá) de vinho branco seco

1 pitada de pó de noz moscada

90 g de queijo Gouda

Modo de preparar:

1.      Em uma panela pequena, derreter manteiga em fogo médio, polvilhar aos poucos a farinha, mexendo sem parar.

2.      Acrescentar alternadamente, creme de leite e vinho em pequenas porções, mexendo até que o creme ganhe consistência. Temperar com noz moscada, sal e pimenta.

3.      Derreter o Gouda nesse creme, em pequenas quantidades, misturando bem. Reduzir o fogo ao mínimo, apenas para manter o molho aquecido.

4.      Espalhar meia colher (chá) de manteiga nas fatias internas do pão, repetir a operação com mostarda, no lado oposto.

5.      Aquecer uma frigideira em fogo médio, dispor nela as fatias com a manteiga para baixo, cobrir com uma camada de presunto e colheradas de molho, reservando um pouco deste.

6.      Colocar as fatias de pão restantes com o lado da mostarda virado para baixo, sobre o queijo e o presunto. Grelhar de ambos os lados, até o pão ficar inteiramente dourado.

7.      Antes de servir, espalhar o molho restante sobre cada sanduíche, decorando com salsa picadinha.

Deixe uma resposta para % s