Páginas
Facebook
Categorias:
Três Perguntas Para: Celso Ishiy, sommelier de saquê

Três Perguntas Para: Celso Ishiy, sommelier de saquê

Na esteira do sucesso de restaurantes japoneses pelo Brasil afora, o saquê até que demorou um pouco a pegar carona. Ultimamente as importadoras vêm divulgando a secular bebida. O diretor de uma delas (Tradbras) esclarece mais sobre o tema.

1. O saquê é a cachaça do Japão?

São bebidas de diferentes categorias: a cachaça é um destilado, o saquê é um fermentado de arroz. A criatividade do brasileiro nos deu a caipirinha de saquê; no Japão ele pode integrar coquetéis, embora a versão premium, bebida pura, seja a mais famosa.

2. Existe mais de um tipo de saquê?

Não se trata de uma bebida genérica. Há mais de 1,8 mil fabricantes no Japão, produzindo perto de 40 mil rótulos, de diferentes tipos e classificações. Está a cada dia mais fácil encontrar muitos deles no Brasil.

3. Saquê combina só com comida japonesa?

Não, harmoniza-se com variadas culinárias, da italiana à alemã, até com uma brasileiríssima feijoada. Pode ser bebido quente, mas a maioria prefere saquê gelado, servido até mesmo nos clássicos copos quadrados de madeira (o massu). Fica mais bonito e exótico, mas é um hábito antigo, que alguns restaurantes persistem em usar.

saque 

Deixe uma resposta para % s